IV MESTRADO CIÊNCIAS DOCUMENTAIS Blog sobre acesso e difusão da informação

10
Jul 08

 

Existem três declarações fundamentais (também conhecidas pelas 3 B's – Budapeste, Bethesda e Berlim)  relacionadas com o acesso livre:

Budapest Open Access Initiative
Em Dezembro de 2001 realizou-se em Budapeste uma reunião promovida pela Open Society Institute (OSI) para discutir a questão do acesso à literatura científica. O resultado foi a Budapest Open Access Initiative (BOAI), um documento e uma iniciativa que é, ao mesmo tempo, uma declaração de princípios, uma definição de estratégia e uma afirmação de empenhamento. É por isso um dos mais importantes documentos do movimento do Acesso Livre.

Bethesda Statement on Open Access Publishing
No dia 11 de Abril de 2003 reuniram-se na sede do Howard Hughes Medical Institute diversas personalidades (cientistas, editores, bibliotecários, etc.) ligadas à informação na área biomédica com o objectivo de estimular a discussão sobre a forma de concretizar, tão rapidamente quanto possível, o objectivo de assegurar o acesso livre à literatura científica. A Declaração contém uma definição de Acesso Livre, bem como conclusões e recomendações de grupos de trabalho sobre Organismos e instituições financiadores de I&D, Biblioteca s e editores, Sociedades científicas e investigadores.

 

Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades
Esta declaração foi subscrita, no dia 22 de outubro de 2003, por representantes de várias das mais importantes instituições científicas europeias, entre as quais a Sociedade Max-Plank (Alemanha) e o Centre National de la Recherche Scientifique (França), apoiando o Open Access e o depósito em arquivos de acesso livre, e afirmando que irão encorajar os seus investigadores e bolseiros a depositar os seus trabalhos em pelo menos um repositório.

 


Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO