IV MESTRADO CIÊNCIAS DOCUMENTAIS Blog sobre acesso e difusão da informação

09
Jul 08

 

Outro desafio é a localização,  ou seja, o processo através do qual os utilizadores se informam da existência e da localização de informação útil e a relação entre fragmentos de informação. Devido ao facto das bibliotecas digitais não serem uma única entidade, o ideal seria que a relação entre as várias bibliotecas digitais, os elementos digitais, e os serviços de informação fosse transparente para os utilizadores finais. Aqueles que as desenvolvem devem integrar uma variedade de bases de dados, aplicações web e repositórios de informação numa coleção coesa de serviços e recursos que é muito mais que a simples soma das partes.

Mecanismos inteligentes de pesquisa devem fornecer não somente a possibilidade de pesquisa por assunto, mas também uma estrutura inteligente para a recuperação da informação, permitindo assim, que as pesquisas sejam realizadas por autores através dos repositórios, limitando as pesquisas, por exemplo, somente às conclusões dos trabalhos, fornecendo links automaticamente a informação similar e a definições dos termos contidos no corpo do trabalho, e efectuar o rastreio  da história das referências de um trabalho em particular usadas noutros trabalhos.

A pesquisa integrada será melhorada à medida que se forneçam relações inteligentes entre os conteúdos, contribuindo assim para o melhoramento do processo de pesquisa.

A evolução do "OpenURL framework" promete um link resolver (um servidor especializado) que terá sua própria plataforma e mecanismos, e que gerará links apropriados entre as diversas bases de dados e seus conteúdos.

 


Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO